AMBIENTE ESCOLAR - Governo cria fluxo de medidas de segurança

Reforço será implementado nas redes estadual, municipal e particular de ensino

AMBIENTE ESCOLAR - Governo cria fluxo de medidas de segurança
Foto: Divulgação SEE/MG


Com o objetivo de garantir um lugar mais seguro e acolhedor para os estudantes e profissionais da educação, o Governo de Minas vem realizando uma série de ações para fortalecer a segurança das escolas, prevenindo todos os tipos de violência. Conforme divulgado pela Secretaria de Educação (SEE/MG), em conjunto com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (Nipe), foi desenvolvido o “Fluxo de Medidas para Segurança Escolar”, documento que traz orientações sobre medidas que gestores devem adotar no ambiente escolar.

As medidas são voltadas para situações que envolvam postagens de ameaças de violência em redes sociais, pichações com mensagens de ódio ou extremismo, indícios de planejamento de atos de violência, entre outras. O Fluxo foi enviado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) no dia 6 de dezembro e será repassado às escolas da rede estadual, além de instituições municipais e privadas.

Segundo explicado pela Secretária de Educação, Geniana Guimarães Faria, a ideia é que o documento fique em um lugar visível e estratégico para que os profissionais tenham fácil acesso e saibam como agir. “Criamos este fluxo, que é mais uma ação de segurança, com objetivo de facilitar o acesso às informações e condutas que devem ser adotadas. Sabemos que no momento de pânico ou de uma situação de perigo iminente, é difícil lembrar rápido dos meios de contato dos órgãos que devem ser acionados, como a Polícia Militar de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Ensino (SRE), etc.”, ressalta.

Em abril deste ano, também foi enviada às escolas da rede estadual a Carta Conjunta que detalhou a criação do Protocolo de Acesso e Segurança, com orientações para a organização dos fluxos em todas as unidades de ensino, de forma a facilitar as tomadas de decisões em ocorrências e agir em fortalecimento à prevenção, promovendo a cultura da paz nas escolas.