Coletivo USSU marca presença em Festival Made in Minas Gerais

O Coletivo USSU, da comunidade de Pinheiros, marcou presença na quinta edição do festival Made in Minas Gerais, evento que reuniu a cultura e a culinária mineira, em Belo Horizonte. O grupo, formado por artesãos de Itatiaiuçu, apresentou e comercializou suas peças de cerâmicas produzidas com a inovadora técnica da inclusão de rejeitos de mineração.
“O Made in Minas Gerais representou uma oportunidade ímpar para o Coletivo USSU. A participação fortaleceu a rede profissional de artesãos, voltada ao empreendedorismo comunitário, à geração de renda e à criação de uma rede de economia local sustentável por meio da produção de cerâmica artesanal”, afirma Kênia Chagas, produtora e mobilizadora da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (Sabic), responsável pelo atendimento do grupo.
“Foi muito importante para nós integrarmos essa agenda de tanto destaque no estado. Estamos conseguindo levar nossa arte para muitos espaços, o que demonstra que estamos no caminho certo”, destacou Tatiana Alves Martins, participante do projeto.
Sobre o coletivo
O coletivo é formado por cerca de 30 artesãos, sendo mulheres em sua maioria. A iniciativa surgiu em 2023, através do projeto “Revivescer – Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade”, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto ofereceu cursos e oficinas sobre todas as etapas do processo cerâmico, desde a incorporação dos rejeitos vindos da Mina de Serra Azul, como matéria-prima, até a finalização em forno profissional.