Cenário em recuperação em outubro

Demissões diminuem, mas saldo se mantém negativo. Município teve 11 demitidos a mais do que contratados no décimo mês de 2023; em setembro foram 247

Cenário em recuperação em outubro
Foto: Reprodução CAGED


Apesar de terem reduzido em 95,5%, as demissões continuam superando as contratações formais em Itatiaiuçu. Dessa forma, analisando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de outubro, o cenário continua negativo na cidade, com o número de pessoas dispensadas de seus postos de trabalho superior ao de contratados com carteira assinada. 

Conforme os números divulgados, foram 289 admissões e 300 desligamentos no décimo mês de 2023, gerando um saldo de -11. Resultado que, mesmo ainda sendo negativo, já mostra uma recuperação em relação a setembro, quando o saldo negativo foi de -247 empregos (com 280 admissões e 527 desligamentos). 

Gênero e instrução

Em relação aos números referentes aução, o saldo foi negativo para os homens e positivo para as mulheres, tendo saldo -15 contratações masculinas e +4 mulheres contratadas.

A maioria dos desligamentos foi entre pessoas com Ensino Superior Completo (-12); seguido de Fundamental Completo (-7); Fundamental Incompleto (-4); Analfabeto (-2); e Médio Incompleto (-2).

Setores

Apenas o setor de Serviços e Comércio registrou mais contratações que demissões, com saldo positivo de 19 admissões. Todas as outras áreas tiveram saldo negativo, sendo Poder Público (-2); Profissionais das Ciências e Artes (-8); Serviços Administrativos (-4); Agropecuários, Florestais e Pesca (-1); Produção de Bens e Serviços Industriais (-4); e Serviços de Reparação e Manutenção (-11).

Dados do ano

Até o momento, o ano de 2023 teve cinco meses com resultados positivos e cinco negativos. Os resultados dos outros meses foram: +151 em fevereiro; +22 em maio; +68 em junho; +75 em julho; e +59 em agosto. Os meses com saldo negativo foram janeiro (-46), março (-69); abril (-34); e setembro (-249).

Considerando os dez meses que já se passaram, o município registra saldo total de -39, com 2.90 contratações registradas e 2.969 demissões. O estoque é de 4.445 postos de trabalho. Já em comparação com o mês de outubro de 2022, é possível perceber uma melhora. Os dados do ano anterior mostram que o saldo foi negativo, com 93 demissões a mais.