Câmara tem renovação de 77%
Das nove cadeiras, apenas duas serão ocupadas por mulheres. Veja vereadores eleitos e votos de cada candidato ao cargo
O índice de renovação na Câmara de Itatiaiuçu na eleição de 2024 é de 77%. Nos próximos quatro anos (2025-2028), apenas dois dos atuais vereadores do município irão continuar os seus trabalhos no Legislativo, isto é, 22% da composição atual.
Conforme resultado oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses dois vereadores são Moisés da Cunha (Cidadania), com 439 votos, e Wanderson Simões (PSD), com 419 votos.
Os vereadores que não foram reeleitos são: Henrique Samuel, Antônio Zito, Delci Lucas, Roberto Carlos, Vinícius Rosa, além de Adriana Camargos, que foi eleita para o cargo de vice-prefeito; e Nélio Chaves, que se candidatou ao posto de prefeito, mas não foi eleito.
Os novatos, por sua vez, são: Felipe Augusto, conhecido como Felps (PRD), que ocupou uma cadeira na Casa como suplente em 2022; Lair Lopes (Republicanos); Noêmia da Saúde (PRD); Rodrigo do Esporte (Cidadania), que atuava como secretário de Esportes na atual administração; Tonhão do Povo (PP); Raíssa da Enfermagem (PP); e Dinei Cabana (PSD).
Aumento na renovação
Trata-se de um aumento da renovação em comparação com a registrada em 2020, quando 44% dos vereadores eleitos já ocupavam as cadeiras da Câmara no mandato de 2016-2020. Naquele ano, quatro vereadores foram reeleitos: Henrique Samuel, Adriana Camargos, Antônio Zito e Nélio Chaves. Além disso, os vereadores Antônio Zito e Adriana Camargos estavam ocupando uma vaga no Legislativo como vereadores desde 2012.
Novatos mais votados
Os dois candidatos que tiveram o maior número de votos para vereador não disputaram a reeleição. São eles: Felps, pelo PRD, com 525 votos, e Lair Lopes, pelo Republicanos, com 474 votos.
Perfil do candidato
Dos nove vereadores eleitos que irão ocupar as cadeiras, apenas duas são mulheres: Noêmia da Saúde (PRD), eleita com 395 votos, e Raíssa da Enfermagem (PP), eleita com 280 votos. Dos nove candidatos eleitos, cinco se autodeclararam pardos.
Em relação à faixa etária, Raíssa da Enfermagem será a parlamentar mais jovem da Câmara, com 27 anos. O vereador mais velho será Tonhão do Povo (PP), eleito com 293 votos, que tem 73 anos.
Outro dado relevante é que, conforme os dados oficiais do Portal do TSE, dos vereadores eleitos, cinco já tinham disputado eleições passadas, sendo Moisés e Wanderson, apenas, como candidatos à reeleição.
Suplentes
Conforme apuração do TSE, Itatiaiuçu terá 41 suplentes. O suplente é convocado para assumir o cargo em decorrência de afastamento (para tratamento de saúde ou para que tome posse em cargo comissionado, por exemplo) ou em caso de falecimento do vereador titular. Além disso, o suplente também pode assumir caso o titular se licenciar para concorrer a outro cargo.
Eles são: Delci Fio (PP), Cafu (Republicanos), Bruninho da Montana (PSD), Maciel Teixeira (PSD), Ana Daniela Diretora (PP), Vinícius Rosa (PRD), Negão da Ambulância (PP), Roberto da Nazarina (PP), Sérgio Shurek (PRD), Beto Lima (Cidadania), Vera Motorista (PSD), Boca (Cidadania), Cida da Divina (Republicanos), Cláudio do Juventino (Republicanos), Preto (Cidadania), Daniel Vitor (PP), Gleison Silva (Cidadania), Gleice Rodrigues (PSD), Crispim Pereira (Cidadania), Braz (Republicanos), Loro do Churrasco (PP), Isabela Gonçalves (Republicanos), Pastora Marcela (PSD), Lu de Medeiros (Cidadania), Cláudia Aparecida (PRD), Júlio do Açougue (PRD), Allan Mendes (PP), José Soares Veio (Republicanos), Gabriel Roberto (PRD), Ester Vitória (PRD), Dayana Do Carmo Batista (Cidadania), Marilene Nunes (Republicanos), Zeustak do Geraldo Borges (Republicanos), Gislene Anatalicia (Cidadania), Baixinho (PSD), Luzia da Comissão (PSD), Gordinho da Adega (PSD), Zezito da Ambulância (PRD), Fabiano do Ônibus (Republicanos), Núbia Queiroz (PP) e Edeir Silva (PRD).
Veja lista completa com votos de cada candidato na página 8.