ARBOVIROSES - Ações contra a dengue continuam na cidade
Número de casos em Minas Gerais cresce, enquanto município mantém controle da doença
O número de mortes por dengue em Minas Gerais disparou em 160% nas últimas duas semanas, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que já registra 13 óbitos já confirmados e outros 49 ainda que estão sendo investigados.
Até o momento, o estado registra 22.850 casos confirmados e mais de 60 mil casos prováveis. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, continua a se espalhar, principalmente durante o período de verão, que é caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas frequentes, favorecendo a proliferação do mosquito.
Na última segunda-feira, 10 de março, a SES também confirmou a segunda morte por chikungunya. A nova vítima é um idoso, que morava em Ipatinga, no Vale do Aço.
Apesar do aumento, os números ainda estão bem abaixo do que foi registrado no mesmo período de 2024. No mesmo período, o estado já registrava 575 mortes por dengue e 81 óbitos por chikungunya, sendo considerado um dos anos com maior número de casos.
Em Itatiaiuçu, por exemplo, os casos estão controlados, com apenas um caso confirmado de dengue desde o início do ano. Em duas semanas, o número de casos prováveis subiu de 189 para 218 casos.
Ação em Santa Teresinha
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o monitoramento aéreo com drone para identificar possíveis focos do mosquito em Santa Teresinha. Conforme divulgado, ao todo, foram analisados 90 hectares da região, permitindo uma inspeção detalhada e ágil das áreas de risco.
O drone percorre a área e tira as fotos para identificar possíveis focos. Caso seja identificado, o agente vai até o local para atuação. A ferramenta complementa a atividade de campo dos agentes, auxiliando no trabalho.
Cuidados necessários
Além das ações de saúde, a luta contra a dengue também precisa da atenção dos moradores, que precisam tomar medidas preventivas, como a verificação de locais que possam acumular água e se tornar focos do mosquito, ajudando a conter a proliferação da doença.