Acordo busca melhorar segurança em municípios produtores

Parceria entre MJSP e Ibram é fundamental para aprimorar o planejamento de ações integradas de segurança em diversos municípios

Acordo busca melhorar segurança em municípios produtores
Foto Reprodução GlobocopTV Globo


Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) assinaram, no dia 5 de janeiro, um acordo para elaborar planos de segurança pública para municípios localizados no entorno de mineradoras. Conforme divulgado, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) busca prevenir as cidades contra os ataques de quadrilhas que usam o formato de “novo cangaço”, preservar os recursos naturais e incentivar o desenvolvimento econômico. 

Esse plano será efetivado através do fortalecimento da presença do Estado brasileiro em territórios vulneráveis à invasão ilegal de garimpeiros e operacionalizar planos de defesa e proteção da população de cidades onde são extraídos minérios de grande valor, garantindo maior segurança ao setor mineral do país. O acordo ainda prevê intercâmbio de boas práticas para o desenvolvimento de pesquisas, incremento tecnológico e capacitação de equipes para atuação nas proximidades dos municípios mineradores. 

“Tenho certeza de que as mineradoras têm muita informação, também, a respeito da movimentação da mineração ilegal”, afirmou o ministro Ricardo Cappelli. “Então essa parceria com o setor, e também com a Agência Nacional de Mineração, com o Ministério de Minas e Energia, é mais um passo para que a gente possa auxiliar na Segurança — no que diz respeito a um setor estratégico da economia brasileira”, declarou o ministro interino do MJSP.

Durante a assinatura, estiveram presentes diversos representantes da ANM (Agência Nacional de Mineração), entre eles o diretor-geral, Mauro Henrique Moreira Souza, e representantes do Ministério de Minas e Energia.