Ação vai até o dia 29 de novembro
Desde o dia 4 de novembro que, sob a determinação do comando da 7ª RPM, na liderança do coronel Carlos Henrique, a Polícia Militar tem realizado a Operação Hagnos. Em Itatiaiuçu não tem sido diferente, com os militares atuando diariamente em torno das ações da operação, que propõe, além do policiamento ostensivo, realização de palestras, blitzen e campanhas educativas e conscientizadoras.
Hagnos, na língua grega, quer dizer “puro, santo e limpo”, e a proposta da PM em realizar a operação é, além de “limpar” a sociedade na questão do combate à criminalidade, também proporcionar chances de transformação de vidas dos envolvidos. Dentre as ações da Operação estão, por exemplo, a realização de abordagens, com identificação de suspeitos e apreensão de armas e drogas. Também vêm sendo realizadas blitzen em pontos estratégicos, além de reforço policial em locais de maior incidência da criminalidade.
A presença de policiais inibe a prática de crimes, como se sabe, e um dos intuitos da Operação Hagnos é marcar presença em um maior número de locais possíveis, dentro da capacidade humana e material da corporação. Também t~em sido realizadas ações educativas para a conscientização da população em relação ao combate à criminalidade. Ainda conforme as informações, em princípio, o prazo de ação da Operação Hagnos é entre 4 e 29 de novembro, porém as ações podem ser continuadas.
O sargento Salera, ao comentar o trabalho, lembra que “esta é mais uma ação da PM de Itatiaiuçu para ampliar a segurança no município e garantir a tranquilidade para a população”.