Vereadores fizeram mais de 300 indicações em 2023

Reportagem da FOLHA vai realizar, semanalmente, um levantamento das principais indicações dos edis

Vereadores fizeram mais de 300 indicações em 2023


Conforme divulgado pela reportagem da FOLHA, a Câmara Municipal aprovou mais de 80 projetos legislativos no exercício parlamentar de 2023. Aprovações divididas em 70 leis ordinárias e 17 complementares, além de uma quantidade significativa de indicações.

As indicações são uma espécie de sugestão que o vereador faz ao Município, como na cobrança para a solução de problemas que afetam a população e sugestão de medidas de interesse público.

De acordo com o levantamento, foram 387 indicações, sejam elas individuais ou conjuntamente com dois ou mais vereadores. As indicações variam entre intervenções e obras nas vias públicas, como iluminação e asfalto; coleta de lixo e limpeza da cidade; rampas de acesso e faixas elevadas em alguns locais; entre outros.

Quais foram as indicações?

Durante as próximas semanas, a FOLHA vai destacar quais foram as principais indicações dos edis, começando pela presidente da Câmara, Adriana Camargos, e por Antônio Gonçalves (Sr.Zito).

No total, a vereadora e atual presidente da Câmara, Adriana Camargos, realizou 54 indicações. Entre as solicitações feitas pela vereadora se destaca a indicação de celebrar acordo de cooperação com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET) para a criação de um centro de educação na cidade. O acordo foi formalizado e, desde o ano anterior, as obras da escola estão em andamento para as aulas profissionalizantes, que começarão em fevereiro.

Uma outra indicação que foi atendida foi a implantação de uma Farmácia Móvel, através da Secretaria Municipal de Saúde. No início de dezembro, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 1.521, que institui o programa para fornecimento de medicamentos e assistência farmacêutica através da estrutura móvel.

Um assunto que também foi pauta foi em relação ao Pico da Pedra Grande. A vereadora realizou a solicitação de que as prefeituras da região da Serra Azul (Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme) solicitassem ao órgão competente estadual o tombamento da Pico. Desde o início do ano anterior, a Mineração Usiminas, o Legislativo e comunidade tem se reunido para discutir e viabilizar a visitação ao pico e demais questões referentes ao acesso seguro e sustentável ao local.

Há indicações para a criação de programas de incentivo, como “Bolsa Atleta” para incentivar moradores que estão se profissionalizando no meio esportivo; políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+; projetos para o recebimento de doações de leite materno para bancos de leite humano e criação de maternidade e fraldário na cidade; construção de passarelas acessíveis e seguras aos pedestres e instalação de brinquedos adaptados para crianças com mobilidade reduzida e PcDs e pisos táteis nos espaços públicos. 

Além disso, há pedidos de coleta de lixo e limpeza nos bairros da cidade, pavimentação asfáltica das vias e pedidos de iluminação pública, que geralmente são atendidos de imediato.

Em seguida, o vereador Antônio Gonçalves fez um total de 84 indicações, que variam desde as sugestões de limpeza das vias e extensão de rede de iluminação pública nos locais necessitados como também a aquisição de materiais e equipamentos para os órgãos públicos do município. 

Há solicitação para construção de uma rampa para usuários de cadeiras de rodas na entrada da Fisioterapia Municipal e também a criação de mais áreas de estacionamento para veículos para PcDs e pessoas idosas na Praça da Matriz. 

Também a indicação de criação de um canal de atendimento “disque-dengue” para o recebimento de demandas da população e denúncias de ambientes com locais propícios para a proliferação do mosquito.

O vereador também sugeriu a instituição do Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas; instituição da Semana Municipal de Trânsito no município, no mês de setembro, com a promoção de seminários e palestras nas escolas, blitz e campanhas educativas; instituição da Campanha Setembro Azul para trazer visibilidade à comunidade surda; instituição da Semana do Idoso, com diferentes ações voltadas para a pessoa idosa; além de obras de interesse público como a ampliação da sede da Associação Comunitária dos Moradores de Santa Terezinha, construção de uma nova sede da Associação Comunitária dos Moradores de Ponta da Serra e construção de uma sede para as Guardas de Congado da cidade para o desenvolvimento de suas atividades.