Vacinação contra a meningite C prorrogada até julho

População a partir de 16 anos pode se imunizar. 2023 já registrou três mortes pela doença em Minas Gerais

Vacinação contra a meningite C prorrogada até julho
Foto: Divulgação SES-MG/Arquivo


O prazo de vacinação contra a meningite C estava marcado para encerrar em abril. No entanto, devido à intensa procura pelos imunizantes e a importância em garantir a proteção da população, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou o prazo de vacinação até o dia 30 de julho.

Para garantir a imunização, a Secretaria (SES-MG) enviou, na última terça-feira, 2, mais 400 mil doses para serem distribuídas às Unidades regionais de Saúde.

Conforme já divulgado pela FOLHA, todos os mineiros que tenham 16 anos de idade ou mais e ainda não se imunizaram contra a doença devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber a dose, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Neste ano, conforme dados da SES-MG, três pessoas já morreram por doença meningocócica em Minas Gerais. Em 2022, foram 22 óbitos.

A Secretaria adotou a estratégia de ampliar o público e o período de vacinação em novembro de 2022 em razão das baixas coberturas vacinais em crianças e da existência de quantitativo de doses do mesmo. O imunizante está inserido na rotina de vacinação da criança, estabelecido pelo Calendário Nacional de Vacinação, nas idades de 3 a 5 meses de vida (duas doses) e dose de reforço, preferencialmente, aos 12 anos de idade. De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI, de 2022, a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano de idade está em 82,95% e nas crianças de 1 ano de idade, em 80,13%.  A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.