TORNEIO DE ABERTURA NBB - Cruzeiro Basquete fora da semifinal
Nos últimos dias, 12 equipes, divididas em quatro grupos, entraram em quadra para definir os semifinalistas do Torneio Abertura NBB CAIXA 2025/2026, da Liga Nacional de Basquete. O Torneio serve como preparação para a principal competição do basquete brasileiro na temporada, que tem início no dia 18 de outubro.
E, para a tristeza da torcida azul, o Cruzeiro Basquete não foi um dos classificados. O time celeste fez jogos duros contra os candidatos ao título, mas não teve vitória em nenhuma das partidas. Em jogo contra o Esporte Clube União Corinthians, o time perdeu por 75 a 66. Contra o Brasília, o time perdeu por 91 a 80. Brasília, Minas, Flamengo e Clube Unión garantiram o seu passaporte às semifinais.
Após as partidas na fase de grupos, o chaveamento do Torneio Abertura está definido, e a fase final começou na quinta-feira, 2. As vagas de 1° a 4°, 5° a 8° e 9° a 12° lugares estão sendo decididas em sistema de mata-mata.
A primeira semifinal foi entre Flamengo e Clube Unión (ARG), primeiros colocados do grupo B e C. O Flamengo venceu por 80 a 73. Do outro lado da chave, o atual campeão KTO Minas venceu o CAIXA/Brasília, por 81 a 76.
Na sexta-feira, 3, a Arena BRB recebeu mais quatro jogos, definindo outras posições no campeonato. Disputa que deu chance para o Cruzeiro garantir boa colocação no campeonato (9° ao 12° lugar). Os placares não foram divulgados até o fechamento da edição.
Jogaram o Fortaleza Basquete Cearense e Brusque e, mais tarde, o Botafogo contra o Cruzeiro. Ambos os confrontos deram início a disputa da nona até a 12ª colocação, porém a definição final das posições só será conhecida hoje, sábado, dia 4, após os confrontos entre os vencedores e também entre os perdedores dos jogos.
Também entraram em quadra o Pato Basquete contra o União Corinthians, pela decisão do sétimo lugar; e Unifacisa e Caxias do Sul, jogo que definiu o quinto colocado do torneio.
O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.




