PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO - Secretaria de Saúde reforça importância de vacinação
A Secretaria de Saúde tem reforçado a importância da prevenção e enfrentamento às doenças respiratórias, principalmente no período que compreende o outono e o inverno, quando ocorre o aumento de casos.
A Secretaria faz destaque para os grupos de crianças de até 12 anos e idosos acima de 60 anos, que concentram os maiores casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e vírus respiratórios, como influenza e vírus sincicial respiratório (VSR).
Entre as principais medidas preventivas, a Secretaria destaca a importância da vacinação para influenza e covid-19. Apesar de disponíveis na rede pública, a cobertura vacinal contra as duas doenças ainda é muito baixa.
Conforme dados do DEMAS (Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde), atualizado pelo Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da gripe em Minas Gerais é de 35,93%, enquanto para a vacina bivalente contra covid-19 é de 23,3%, o que indica uma baixa procura pela vacinação até o momento. Em Itatiaiuçu, a cobertura vacinal também segue baixa, alcançando apenas 35,79% do público-alvo da gripe e apenas 19,87% da covid-19.
A campanha de vacinação da gripe segue até o dia 31 de maio. E segundo dados do subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdoscimi, estão sendo distribuídas doses da covid-19 para manter a imunização dos municípios mineiros.
Além disso, a SES-MG destinou um repasse de R$ 32 milhões para a Vigilância em Saúde dos municípios realizarem ações de prevenção e controle das doenças respiratórias e para o enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), conforme a situação epidemiológica municipal indicar.