Presidente da FIEMG Regional aborda tema em encontro da UEMG

Durante a Semana Integrada das Engenharias, em Divinópolis, Eduardo Soares falou sobre o panorama na construção civil

Presidente da FIEMG  Regional aborda tema  em encontro da UEMG
Foto: Arquivo/ Ilustrativa

Na terça-feira, 3, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, participou da Semana Integrada das Engenharias (SIENG 2026), realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, em Divinópolis. Na ocasião, Eduardo Soares “compartilhou com estudantes e participantes reflexões sobre o cenário da construção civil, os desafios enfrentados pelo setor e as oportunidades para impulsionar o desenvolvimento da atividade na região”, conforme a assessoria da FIEMG Regional.

Ainda segundo a divulgação, um dos pontos destacados foi a necessidade de modernização dos processos diante das dificuldades de contratação de mão de obra qualificada. Segundo Eduardo, a escassez de profissionais com formação técnica tem se tornado um dos principais gargalos do segmento. “Hoje, muitas vezes, precisamos contratar trabalhadores sem experiência e investir na formação deles. Falta capacitação e qualificação técnica. Por isso, temos buscado avançar na industrialização da construção civil, incorporando novas tecnologias e processos que tragam mais produtividade e eficiência”, disse.

O dirigente também abordou a atualização das legislações municipais de uso e ocupação do solo e de parcelamento do solo em Divinópolis. Conforme ele, as mudanças contribuem para dar mais celeridade aos processos, reduzir entraves burocráticos e criar condições mais favoráveis ao desenvolvimento urbano e econômico. Outro tema abordado foi a importância da construção civil para a economia. Além de sua expressiva capacidade de geração de empregos, o setor movimenta uma cadeia produtiva diversificada, que envolve desde a indústria de materiais e equipamentos até serviços especializados, comércio, transporte e profissionais de diferentes áreas.

A reforma tributária e a economia circular também integraram o debate. Sobre o primeiro tema, foram discutidos os desafios de adaptação das empresas às mudanças no sistema de tributação e a importância do planejamento para que o setor mantenha sua competitividade. 

Já a economia circular foi apresentada como uma oportunidade para repensar os processos produtivos, ampliar o reaproveitamento de materiais, reduzir desperdícios e promover o uso mais eficiente dos recursos naturais. 

A Semana Integrada das Engenharias, que foi iniciada na terça-feira 3 e se estende até hoje, sábado, 7 de novembro, reúne estudantes e profissionais das engenharias Civil, de Computação e de Produção, com programação de palestras, minicursos e atividades voltadas ao conhecimento e à inovação.