Prazo para transferir o título encerra nesta quarta

Prazo para transferir o título encerra nesta quarta
Foto: Reprodução TSE


Eleitores de todo o país têm até a próxima quarta-feira, 8 de maio, para regularizar suas pendências com a Justiça Eleitoral. Os cidadãos conseguem pedir transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais e os jovens com idade entre 16 e 18 anos podem tirar o título de eleitor.

Para verificar se a situação está regular, o eleitor deve acessar o Portal do TSE ou presencialmente, na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima. Se estiver “Regular”, significa que sua inscrição eleitoral está apta para o exercício do voto. Se estiver “Cancelada”, seu título de eleitor estará indisponível para o exercício do voto.

Em decorrência do fim do prazo para regularização de pendências, o Cartório Eleitoral de Itaúna e Itatiaiuçu estará aberto excepcionalmente neste fim de semana. Conforme divulgado, hoje, sábado, dia 4 de maio, e amanhã, domingo, dia 5, o cartório ficará aberto das 8h às 13h. 

Documentos necessários

Para realizar a regularização, o interessado deve portar os seguintes documentos: identidade original ou certidão de nascimento original (no caso de pessoas que estiverem fazendo o título de eleitor pela primeira vez; comprovante de endereço no próprio nome ou em nome dos pais (esse documento é exigido somente no caso de pedido de transferência de cidade – também são aceitos documentos que comprovem um vínculo legalmente previsto do eleitor com a cidade para a qual deseja transferir seu título, como, por exemplo, um documento que comprove um vínculo familiar, escolar, patrimonial ou trabalhista com a cidade); comprovante de alistamento militar para homens nascidos no ano de 2005, que desejam solicitar o primeiro título de eleitor; e comprovante de pagamento de multa eleitoral para o eleitor que estiver em débito com a Justiça Eleitoral. 

Os eleitores sem biometria devem ir ao Cartório para colher as impressões digitais de forma gratuita. Caso já tenha a biometria, a regularização pode ser feita pela internet, no site do TSE (www.tse.jus.br).

O alistamento também pode ser feito pela internet, por meio do sistema de autoatendimento TítuloNet, na guia “Título de eleitor”; além da quitação de débitos, via Pix ou no Banco do Brasil, sendo multa de R$3,51 para cada vez que não votou e não se justificou.

O Cartório fica na Rua Manoel Gonçalves, 44 Centro, Itaúna. Durante a semana, o funcionamento é das 12h às 17h.