PM realiza operação de combate ao “Rolezinho do Grau”

PM realiza operação de combate ao “Rolezinho do Grau”
Foto: Divulgação/PMMG/9ª Cia. PM Ind.


Uma prática que tem se tornado constante nas cidades é o chamado “rolezinho do grau”, que consiste em um piloto de uma moto circular com o veículo em uma só roda. Esse tipo de ação é considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB, na categoria “gravíssimo”, o que determina a anotação de 7 pontos na CNH do praticante, quando flagrado. Além disso, a multa por esta prática pode chegar a R$ 5.869,40, enquadrado no artigo 253-A do CTB, que pune a prática de “usar veículo para, deliberadamente, perturbar a situação da via”. 

Um caso registrado na vizinha cidade de Juatuba, no dia 18, terminou com a morte de uma mulher, após o motoqueiro “dar grau” na moto, em plena rodovia BR-262, naquele município. A mulher, de 26 anos, que estava na garupa da moto, caiu e foi atropelada por um ônibus, perdendo a vida. Nos últimos dias, vários casos foram registrados, de acidentes após a prática, inclusive um caso de morte, em Fortaleza. Por esses motivos e visando garantir a segurança das pessoas, a PM realizou blitzen em todo o estado, na coibição da prática do “rolezinho do grau”.

A 9ª Cia. PM Ind., responsável pelo policiamento nos municípios de Itatiaiuçu e Itaúna, também efetuou blitzen em vários pontos do município de Itatiaiuçu, onde é comum a circulação de motos e, consequentemente, a prática do ato criminoso. Conforme o primeiros levantamentos, divulgados pela assessoria da PM, já foram removidas 15 motos que estavam com documentação irregular e um adolescente foi detido por prática de direção perigosa, nos municípios de atuação da 9ª Cia. As blitzen vão continuar acontecendo, com foco na coibição do “rolezinho do grau”, pelo menos até o dia primeiro de janeiro, conforme a assessoria da PM.