PLANO DE EMERGÊNCIA - ArcelorMittal realiza simulado externo no próximo sábado

Atividade envolverá equipes de trabalho da Zona de Autossalvamento (ZAS), sem a evacuação das comunidades. Moradores podem manter suas rotinas normalmente

PLANO DE EMERGÊNCIA - ArcelorMittal realiza simulado externo no próximo sábado


No próximo sábado, dia 25 de novembro, às 10 horas, a ArcelorMittal e a Defesa Civil vão realizar um exercício simulado externo de emergência de barragem, porém sem a evacuação das comunidades. Conforme divulgado, o treinamento envolverá as equipes de trabalho que atuam nas atividades de preservação da Zona de Autossalvamento (ZAS), que abrange as localidades de Pinheiros, Vieiras, Capoeira de Dentro, Lagoa das Flores e Retiro Colonial, no entorno da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu.

A atividade tem o objetivo de testar os procedimentos de segurança das equipes de trabalho e os sistemas de alerta da empresa. A ação não contará com a participação das comunidades, que já foram preventivamente evacuadas em fevereiro de 2019.

Serão acionadas sete sirenes da empresa. Os moradores que ouvirem o toque em casa ou fora da ZAS poderão manter suas rotinas normalmente, já que se encontram em áreas seguras. No entanto, caso algum morador esteja transitando dentro ou próximo da área, durante a execução do exercício, a orientação é a de que se encaminhe ao ponto de encontro mais próximo, seguindo as placas indicativas.

A atividade segue o que é determinado obrigatoriamente pelo Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), que determina o passo a passo do que deve ser feito em caso de uma emergência e quais equipes precisam ser acionadas.

A empresa esclarece, ainda, que não houve qualquer alteração nos indicadores de segurança da barragem. A estrutura continua sendo monitorada por técnicos no Centro de Monitoramento, permanentemente, com atualizações diárias à Agência Nacional de Mineração (ANM). A barragem de Serra Azul está sem receber rejeitos desde 2012.