Obras na ArcelorMittal entram em nova fase

Obras na ArcelorMittal entram em nova fase
Foto: Divulgação ArcelorMittal


Conforme divulgado pela ArcelorMittal, as obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) entraram em uma nova fase. Foram pregadas cerca de 907 estacas de aço até fevereiro, o que representa que 93% dessa etapa já está concluída. A expectativa é que 975 tubos sejam cravados até o final da obra. 

Em paralelo, a empresa deu início à concretagem das estacas de fundação das galerias, que serão usadas para a retomada do fluxo natural da água do Córrego Mota.

A Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) fica próxima à barragem da Mina de Serra Azul, no distrito de Pinheiros, e tem o objetivo de conter todo o rejeito da barragem e reduzir danos ambientais e materiais na hipótese de um rompimento. A barreira tem cerca 400 metros de largura e 50 metros de altura.

Além disso, conforme divulgado pela empresa, as negociações do Termo de Acordo Complementar (TAC) 2 para a reparação coletiva estão em andamento. Fruto das reuniões realizadas em março, entre a ArcelorMittal, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Assessoria Técnica (Aedas) e Comissão Representativa dos Atingidos e Atingidas, em breve as cláusulas das medidas de reparação do TAC 2 serão transcritas e negociadas.

Durante o mês de abril, serão discutidas as cláusulas para um aditivo ao termo complementar, que inclui os novos núcleos familiares no recebimento das prestações mensais, conforme acordado em junho de 2023.