Mineração Usiminas reforça diálogo com as comunidades

População de Curtume e Samambaia participou de reunião para criação de comitês, iniciativa que já faz parte da rotina de Vieiras e Ponta da Serra desde 2024

Mineração Usiminas reforça diálogo com as comunidades
Foto: Divulgação Mineração Usiminas

Na última quinta-feira, dia 13, a Mineração Usiminas realizou a primeira reunião do Comitê do Curtume e da Samambaia, composto por moradores das duas comunidades, com o objetivo de fortalecer o diálogo com os moradores. Conforme divulgado, durante o encontro foram criados os comitês das comunidades, uma prática adotada para que a população possa acompanhar projetos e dialogar diretamente com a empresa sobre os temas de interesse local.

A criação dos comitês foi implantada em 2024, nas comunidades de Vieiras e Ponta da Serra. Agora, com a última reunião, as comunidades de Curtume e Samambaia também possuem representantes. Os comitês são formados por moradores de cada uma das localidades, representantes do poder público e da Mineração Usiminas. O cronograma prevê encontros mensais e atividades extras, como visitas às operações.

Na reunião, os participantes foram colocados a par das ações que vêm sendo realizadas pela empresa, visando a manutenção das operações e a perenidade da companhia. De acordo com a Mineração, o encontro reafirma o compromisso com uma atuação segura, sustentável e com respeito aos vizinhos, contribuindo para o desenvolvimento da região.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa com o diálogo contínuo e transparente com a comunidade, representando mais um passo importante na consolidação das boas práticas que adotamos. A nossa expectativa é ampliar cada vez mais o acompanhamento dos temas que são de interesse de todos, além de fortalecer as nossas relações e estabelecer mais um canal para ouvir nossos vizinhos”, afirma Paulo Assis, gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Mineração Usiminas.