MEIO AMBIENTE E FINANÇAS - Itatiaiuçu é finalista no Prêmio Municípios Mineradores

MEIO AMBIENTE E FINANÇAS - Itatiaiuçu é finalista no  Prêmio Municípios Mineradores


Itatiaiuçu é um dos 24 finalistas da 2ª edição do Prêmio Municípios Mineradores - Qualidade da governança pública em municípios com mineração, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e pela Agenda Pública. Em Minas Gerais foram selecionados 10 municípios, incluindo cidades da região, como Piracema e Passa Tempo. 

A premiação reconhece a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividade mineradora. São analisadas oito categorias, que incluem Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Conforme divulgado, os municípios mineiros que concorrem são Itatiaiuçu, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião da Vargem Alegre, Passa Tempo, Piracema, Sarzedo, Bela Vista de Minas, Itabira, Paracatu e Itabirito.

Itatiaiuçu se classificou em duas categorias. Na categoria de “Meio Ambiente”, que analisa indicadores de preservação e conservação ambiental, o acesso à água e o acesso à coleta de esgoto. O município disputa com as cidades São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo. A segunda categoria é a de “Finanças”, em que concorrem ao primeiro lugar Itatiaiuçu, Ouvidor e Sarzedo. Em “Finanças”, a metodologia analisa a autonomia do município, verificando a capacidade de pagamento das despesas públicas; as despesas correntes pagas; a situação previdenciária; os investimentos; a liquidez; e a proporção entre servidores da administração pública e a população do município.

Na categoria “Saúde”, os finalistas são Alto Horizonte (GO), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) e São Sebastião da Vargem Alegre (MG). Já no tema “Educação”, são finalistas os municípios de Alto Horizonte, Barro Alto e São Gonçalo do Rio Abaixo (GO). Na categoria “Gestão”, a disputa fica entre Bela Vista de Minas, Itabira e Paracatu, todos municípios mineiros. Para a categoria “Proteção Social”, os finalistas são Ouvidor (GO), Passa Tempo e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Na categoria “Infraestrutura”, concorrem Canaã dos Carajás, Piracema e São Gonçalo do Rio Abaixo. Na oitava categoria, Canaã dos Carajás (PA), Itabirito (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) disputam a categoria “Crescimento econômico”.

De acordo com o cientista político e diretor executivo da Agenda Pública, Sérgio Andrade, o prêmio objetiva mapear e reconhecer o bom desempenho da gestão nos municípios mineradores. “Queremos destacar boas práticas na entrega de serviços públicos à população, resultado de uma boa governança pública”, afirma. 

A edição é uma oportunidade para estimular boas práticas de governança e fortalecer o compromisso dos municípios. No total, a edição contou com a participação de 200 municípios, sendo 78 municípios da Região Sudeste, 47 do Centro-Oeste, 32 do Norte, 26 do Nordeste e 17 da Região Sul do país.

Os vencedores das oito categorias serão anunciados em cerimônia, no dia 31 de maio, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Além dos vencedores de cada categoria, a edição vai premiar outros 5 municípios por sua atuação regional, sendo um em cada macrorregião do país.