Manifestação interdita o trânsito na Fernão Dias em São Joaquim de Bicas
Pista no sentido Belo Horizonte foi interditada por indígenas em manifestação contra a aprovação do texto-base da lei que regula a demarcação de terras dos povos indígenas.
Na semana passada a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que regula a demarcação de terras dos povos indígenas, estabelecendo que apenas as terras ocupadas até 5 de outubro de 1988 serão preservadas aos indígenas.
Este projeto vai agora à análise do Senado e a manifestação que também tem sido realizada em vários pontos do País, chama a atenção da população urbana para a defesa dos direitos dos povos indígenas.
Hoje, quarta-feira, 7 de junho o STF – Supremo Tribunal Federal está retomando o julgamento que avalia a legalidade da lei que propõe a tese do “marco temporal”, estabelecendo a data de promulgação da Constituição Federal como limite para a garantia dos direitos dos indígenas.
Os manifestantes colocaram fogo em madeira e impediram a pista com troncos, o que causa um engarrafamento quilométrico na rodovia, nesta manhã. As polícias Rodoviária Federal e PM estão no local para garantir a segurança de motoristas, pedestres e demais envolvidos.
As lideranças indígenas no Brasil afirmam que esse tipo de manifestação é uma maneira que encontraram de chamar a atenção da população como um todo para a causa indigenista, que na opinião dos líderes, está sendo desrespeitada.