Mais Segurança - Aquisição de armas não letais para a Guarda Municipal

Mais Segurança - Aquisição de armas não letais para  a Guarda Municipal
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu


Com o objetivo de preservar a ordem pública e garantir mais segurança para os profissionais e toda a população, a Prefeitura adquiriu novas pistolas de condutividade elétrica e espargidores de pimenta para a Guarda Municipal.

Conforme divulgado, os materiais são necessários para auxiliar nas ocorrências atendidas pela equipe. Antes de ser utilizado esse tipo de arma, a Câmara aprovou, em agosto de 2022, a Lei Complementar nº 56/2010, que instituiu a Guarda Municipal, transformando a GM em uma guarda armada. Com a aprovação, foi autorizado a compra e uso de armas não letais, como pistolas de condutividade elétrica, armas com balas de borracha, gás lacrimogêneo, spray de pimenta, taser ou bastão de eletrochoque. Ainda conforme disposto na lei, a equipe recebeu uma capacitação do uso de armas não letais, realizada pela guarda de Betim em 2022.

A pistola elétrica é um dispositivo menos letal, que emite pulsos elétricos sobre o sistema neuromuscular para causar desorientação e incapacitar o indivíduo, indicada para defesa sem causar ferimento grave. O spray de pimenta também tem menor potencial ofensivo e serve para defesa em casos de intervenção policial.