Mais de 300 indicações

Reportagem faz levantamento das principais indicações do vereador Nélio Chaves. Série de reportagens encerra na próxima semana com as indicações do vereador Henrique Samuel

Mais de 300 indicações


A reportagem da FOLHA dá continuidade à série de reportagens sobre as indicações legislativas de todos os vereadores de Itatiaiuçu realizadas no ano de 2023. A edição deste sábado destaca as sugestões feitas pelo vereador Nélio Chaves. Conforme já divulgado, foram mais de 80 projetos legislativos aprovados no exercício parlamentar de 2023, sendo 70 leis ordinárias e 17 complementares, além do total significativo de 387 indicações.

Funcionando como uma espécie de sugestão ao Executivo, as chamadas indicações legislativas apontam serviços e soluções de problemas da cidade e de interesse público. As 387 indicações contabilizadas, conforme dados do Legislativo, feitas individualmente ou conjuntamente com dois ou mais vereadores, variam entre intervenções e obras nas vias públicas, como iluminação e asfalto; coleta de lixo e limpeza da cidade; rampas de acesso e faixas elevadas em alguns locais; entre outros.

Quais foram as indicações?

O vereador Nélio Chaves fez um total de 26 indicações. Uma das sugestões foi de descentralizar o atendimento da fisioterapia local para todos os PSFs do município. Também há indicações para cercamento com estacas e arames nas margens das estradas públicas rurais, com o objetivo de evitar que gado e outros animais de grande porte fiquem andando e trazendo riscos às pessoas que transitam por elas; e instituição de programa que realize o pagamento de bolsas de estudo a nível superior, com prestação de trabalho pelo estudante para a quitação.

Uma outra solicitação foi referente à Pedra Grande. O vereador sugeriu a instituição de unidade de conservação municipal na região da Pedra Grande e possibilidade de decreto municipal que impeça o exercício de atividade mineradora no entorno da Pedra, assim como foi feito na cidade vizinha Igarapé.

O vereador também sugeriu a instituição de uma “colônia de férias” para as crianças do município, com atividades supervisionadas por profissionais capacitados para promover o crescimento e desenvolvimento em diversos fatores.

Também há sugestões acerca da ampliação da locomoção dos usuários dos coletivos gratuitos nos feriados e finais de semana, proporcionando maior movimentação na cidade; intensificar o patrulhamento da Guarda Municipal nas Zonas Rurais para a proteção das propriedades privadas; e construção de uma “brinquedoteca” para crianças acompanhantes de pacientes em atendimento de saúde, com assistência de um profissional; e locação de uma “Carreta Games Itinerante” para oferecer entretenimento para as crianças e adolescentes da cidade.