HEPATITE C - Novo remédio reduz em até 20% custo do tratamento no SUS

HEPATITE C - Novo remédio reduz em até 20% custo do tratamento no SUS
Agência Brasil


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), assinou um acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para solicitar o registro do medicamento Ravidasvir, que trata a Hepatite C.

O novo medicamento ravidasvir, utilizado em combinação com sofosbuvir, poderá baixar em até 20% o custo do tratamento da doença no SUS, que custa, atualmente, entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente.

A parceria técnica e científica foi firmada com a organização não governamental (ONG) Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals. Agora, o próximo passo é esperar a publicação do registro pela Anvisa e fornecê-lo ao Ministério da Saúde. O processo leva em torno de 12 a 18 meses.

Com mais possibilidades de tratamento, há mais conforto e adesão ao processo por parte dos pacientes. Segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pelo Ministério da Saúde, já foram registrados 718.651 casos de hepatites virais entre 2000 e 2021.