EDUCATIVO ITINERANTE - Obras de arte na educação infantil

Projeto Monet à Beira d’Água, patrocinado pela Usiminas, é inovador e tecnológico

EDUCATIVO ITINERANTE - Obras de arte na  educação infantil
Foto: Divulgação Mineração Usiminas


Diferente de alguns anos atrás, hoje não é necessário se deslocar para outro lugar do mundo para ter acesso a grandes obras de arte e cultura em geral. Nos últimos dias, os alunos da rede pública do município participaram do Educativo Itinerante do projeto Monet à Beira d’Água.

Através de óculos de realidade virtual, os estudantes da Escola José Antônio Ferreira, em Ponta da Serra, participaram de dinâmicas e visitaram as obras do artista impressionista Claude Monet. De um jeito diferente e tecnológico, os jovens conheceram o Musée de l’Orangerie, em Paris, até chegar ao ateliê do pintor francês. O projeto também passou por Itaúna e Igarapé, com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e prefeituras locais.

O projeto contribui para a democratização do acesso à cultura e valorização da diversidade cultural. Para a Roberta Marques, da Secretaria de Educação do município, o projeto veio para complementar as aulas de arte. “Todos os professores ficaram encantados, pois, além das obras de Monet, o grupo teatral também apresentou canções brasileiras consagradas aos alunos, levando momentos de cultura a todos. As oficinas foram maravilhosas, oportunidade ímpar para os estudantes. Gratidão,” relatou.