Edital premia congadeiros, reinadeiros e irmandades

Edital premia congadeiros, reinadeiros e irmandades
Foto: Divulgação IEPHA


Com o objetivo de apoiar a circulação e contribuir para o fortalecimento da identidade e história das expressões do Congado em Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) lançou um edital de fomento para premiar congadeiros, reinadeiros e irmandades do estado.

Conforme divulgado, a iniciativa vai premiar 20 inscritos, que receberão R$ 17.606,67 cada, totalizando R$ 352.133,45. Os projetos selecionados devem contribuir para a transmissão de conhecimento de detentores, mestras e mestres dos saberes de Congados Mineiros, bem como a realização de celebrações, festividades, festas populares, circulação de grupos e coletivos, dentre outras ações que estimulem a preservação e a salvaguarda dos grupos.

Com grande importância para a cultura mineira, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) já catalogou 800 Reinados e Congados em 263 municípios, incluindo Itatiaiuçu, que possui a Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário.

Para participar, os interessados devem se cadastrar na Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura, disponível em https://www.secult.mg.gov.br/documentos/fundo-estadual-de-cultura-fec, até o dia 18 de agosto. 

Cada pessoa pode inscrever um projeto, que deverá prever atividades presenciais que valorizem e promovam a cultura do Congado. Além disso, o inscrito deve ser maior de 18 anos, ser diretamente responsável pela execução do projeto e ser classificado como pessoa detentora, mestra ou mestre de Congados mineiros. A avaliação será feita pela Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Copefic), que avaliará os projetos de acordo com os critérios técnicos e de fomento.