Clubes de ciências fomentam o interesse científico em jovens

Iniciativa do Clubes de Ciência Brasil está com inscrições abertas. Projeto gratuito será realizado em Belo Horizonte, no período das férias escolares, e conta com a participação de pesquisadores da universidade de Stanford

Clubes de ciências fomentam o interesse científico em jovens
Foto: Divulgação CdeC Br


Com o objetivo de fomentar o interesse científico em jovens de todo o país, o Clubes de Ciência Brasil (CdeC Br) promove oficinas e mentorias, conduzidas por pesquisadores renomados de instituições de ensino globais. As inscrições para a edição de 2024 já estão abertas e os interessados têm até o dia 4 de dezembro para participar. O processo seletivo é gratuito e realizado virtualmente.

Conforme o edital, são mais de 350 vagas distribuídas em 15 clubes e três sedes. O programa consiste em cinco dias de oficinas, realizadas durante as férias de janeiro. Os participantes podem escolher entre os cinco clubes temáticos.

Os jovens da região, incluindo Itaúna e Itatiaiuçu, terão a oportunidade de participar da iniciativa na Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG), entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2024.

Os clubes temáticos são: Biologia Sintética: Programando Organismos Vivos; Nanobiotecnologia: Explorando o Nanoverso; Enfrentando epidemias; Imunologia de Mucosas: Entendendo como funciona o seu intestino (e as bactérias que vivem nele); e, por último, que será ministrado em português e em inglês, Medicina Regenerativa: Healing the body through polymers.

O evento é direcionado a alunos do ensino médio e dos primeiros semestres da graduação, com até 21 anos. A iniciativa, que também passará por Recife (UFPE) e em Curitiba (PUCPR), é uma oportunidade de ampliar a trajetória acadêmica dos participantes e a formação de novos líderes no campo científico. 

Além dos clubes, haverá atividades diversas sobre temas científicos, como mentorias de carreira, oficinas interativas, palestras, rodas de conversas. Além disso, os alunos desenvolverão um projeto em grupo, que serão premiados em uma feira de ideias no último dia de curso.

O Clubes de Ciência foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT, e se expandiu para nove países, incluindo o Brasil em 2017. Entre essas lideranças está o presidente da organização, Pedro Antunes Pousa, de 22 anos, atualmente cursando o quinto ano de Medicina na UFMG. Sua trajetória com o Clubes de Ciência começou em 2017, quando participou da oficina de Células Tronco & Edição Genômica na primeira edição do CdeC Brasil.

O projeto recebe supervisão e orientação do professor David Soeiro, do departamento de Parasitologia da UFMG, um dos fundadores do Clubes de Ciência Brasil e ex-pesquisador da Universidade de Harvard e de Pablo Leal Cardozo, pós-doutorando do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e ex-pesquisador da Universidade de Yale. 

Para mais detalhes, acesse www.clubesdecienciabrasil.com.br ou siga a organização no Instagram (@clubesdecienciabrasil). Dúvidas podem ser encaminhadas para contact@clubesdecienciabrasil.com.