CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Fome é tema pela terceira vez

CNBB quer apoio para 33 milhões de pessoas que enfrentam a situação

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Fome é tema  pela terceira vez


Pela terceira vez, o tema da Campanha da Fraternidade de 2023 é Fraternidade e Fome. A proposta é chamar a atenção para a situação de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, conforme dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

A campanha foi iniciada na última quarta-feira, 22, com início da Quarta-feira de Cinzas. Conforme divulgado pela CNBB, formações, momentos de reflexão, divulgação do tema e iniciativas de sensibilização em vista da superação da fome no Brasil já foram realizadas pela Conferência, inspirada no lema bíblico, extraído de Mateus, 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

“A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a CNBB assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro”, disse a entidade.

No lançamento da campanha, o Papa Francisco enviou sua mensagem e expressou seu desejo de que a reflexão sobre o tema da fome seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

“Ainda hoje, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável”, disse o Papa, recordando um discurso aos Movimentos Populares, em 2014.