BRINQUEDO DE TERRA - Oficina leva arte a escolas na segunda semana de junho

BRINQUEDO DE TERRA - Oficina leva arte a escolas  na segunda semana de junho
Foto: Robson Peixoto/Divulgação


Na segunda semana de junho, entre os dias 5 e 10, os alunos de escolas de Itatiaiuçu vão participar do projeto “Brinquedo de Terra: Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural”, que promove oficinas de produção de arte utilizando pigmentos minerais como matéria-prima.

O projeto é da Terra Cor Brasil, em parceria com a Mineração Usiminas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa teve início em 2022 e já beneficiou quatro comunidades e dois bairros urbanos, incluindo a Associação dos Artesãos de Produtores Caseiros e Região (Acirpa).

Com o objetivo de fomentar a cultura da utilização de pigmentos minerais em produções artísticas, o projeto estimula o sentimento de pertencimento dos jovens às regiões onde vivem e onde vão coletar os materiais utilizados. Além disso, aborda temas atuais relevantes como a crise climática e modos e alternativas de consumo.

O criador e coordenador do projeto, Cláudio Freire, ressalta o espaço de reflexão propiciado pelas oficinas e o contato com a cultura local. “As oficinas de produção de arte são uma oportunidade para a população se apropriar dos espaços comunitários e dialogar com costumes e tradições locais”, destaca.

A oficina “Muralismo com geotintas”, oferecida para os alunos do município, tem duração de dois dias, onde os alunos são estimulados a desenvolverem os seus desenhos, considerando sua realidade e cultura local, que serão colocados em um grande mural coletivo.

Conforme o cronograma divulgado, a atividade será destinada aos alunos de 7 a 12 anos, em três escolas diferentes. No dia 5 de junho, os alunos da comunidade Ponta da Serra da Escola Municipal José Antônio Ferreira recebem a oficina;  no dia 6, é a vez dos alunos da comunidade de Vieiras, da Escola João Gomes Ferreira; e no dia 7 de junho, para finalizar o projeto, quem recebe a atividade é a comunidade do Curtume.