Beleza revelada - Projeto em Itatiaiuçu celebra a negritude

Idealizada por moradores da cidade, iniciativa busca enaltecer a beleza negra e conscientizar a população

Beleza revelada - Projeto em Itatiaiuçu celebra a negritude
Foto: Divulgação Projeto Beleza Revelada

No mês da Consciência Negra, Itatiaiuçu celebra a valorização da cultura e identidade negra através do projeto “Beleza Revelada”, idealizado pela fotógrafa Sandy Siqueira e o videomaker Claudinei Faria, que dedicaram parte do seu tempo para capturar, em fotos e vídeos, a população negra do município.

Conforme divulgado por Claudinei, a ideia do projeto surgiu com o propósito de enaltecer a beleza das mulheres negras de Itatiaiuçu, reforçando a visibilidade da cultura e identidade negras na cidade.

Essa é a segunda edição do projeto, com início em 2023, coincidindo com o segundo ano em que Itatiaiuçu aderiu ao feriado da Consciência Negra, celebrado na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, agora feriado nacional. O ensaio completo saíra no dia 20, nas redes sociais dos idealizadores (@sandysiqueirastudio e @claudineifaroa_).

Claudinei afirma que, desde seu início, o projeto foi abraçado pelas mulheres da cidade, que viram na iniciativa uma oportunidade de se sentirem representadas. Neste ano, o projeto incluiu crianças negras com objetivo de cultivar o orgulho da identidade negra desde a infância. Ainda conforme o idealizador do projeto, a terceira edição já está sendo preparada e incluirá também homens negros, ampliando o impacto do projeto na comunidade.

Conscientização

Além de ser uma homenagem e oportunidade para a integração social, o projeto atua no combate aos estereótipos e preconceitos contra a população negra e sensibiliza a sociedade sobre a importância de combater o racismo e promover a inclusão. 

Para Claudinei, o projeto reafirma que a beleza negra não é apenas digna de destaque, mas também uma expressão de identidade e orgulho, fortalecendo a autoestima das participantes e inspirando outras pessoas a enxergarem o valor da diversidade cultural e estética. “É uma forma de dizer ao mundo que nossa história merece ser contada”, destacou Claudinei à reportagem. 

Claudinei ressaltou ainda o apoio local ao projeto. “É uma honra estar com mulheres guerreiras que representam a potência da mulher negra. Espero que o projeto seja abraçado pela nossa cidade, que tem grande parte da população negra”, disse uma das participantes.

Feriado municipal e nacional

Itatiaiuçu celebra, pela segunda vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, como feriado municipal, conforme lei municipal aprovada no ano anterior. Neste ano, todo o Brasil também celebra o feriado pela primeira vez.

A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares e a luta da população negra contra a opressão e a desigualdade no Brasil.