BARRAGEM DA ARCELORMITTAL - Vereadores fazem visita à Mina Serra Azul
Comitiva conheceu as obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), projetos da empresa e sanou dúvidas

Na última semana, vereadores da Câmara Municipal de Itatiaiuçu visitaram a Mina Serra Azul, da ArcelorMittal, para conhecerem o plano de expansão da unidade que ampliará o número de empregos até 2024 e os projetos que fazem parte da segurança da barragem. Conforme divulgado pela ArcelorMittal, a visita aconteceu a convite da empresa, que tem como iniciativa a abertura e diálogo com os poderes públicos locais e as comunidades.
Durante a visita, foram abordados os temas do encaminhamento das reparações e indenizações individuais e o status das negociações do Termo de Acordo Complementar 2 (TAC 2), que está em andamento com mediação dos Ministérios Público Estadual e Federal. O TAC 2 estabelece as bases da reparação coletiva para as comunidades do município atingidas pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em 2019.
Os visitantes também conheceram detalhes do projeto que prevê triplicar a produção para 4,5 milhões de toneladas por ano até 2024, ampliando a vida útil da mina em 34 anos, até 2056. E conheceram também as obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ). Além disso, os vereadores encaminharam dúvidas da população em relação à contratação de empregados e de fornecedores locais.
Estiveram presentes a presidente da Câmara, Adriana Camargos, e os vereadores Delci Lucas, Henrique Samuel Rezende, Nélio Chaves, Vinícius Rosa e Wanderson Ronaldo, além de Rafaela Parreiras, diretora do Departamento Legislativo.
A ArcelorMittal está com o Programa de Visitas à Mina, onde as comunidades podem visitar a empresa. Os interessados podem se inscrever pelo número 0800 721 2425.