44,7% CONCLUÍDO - Censo “empacado” em Itatiaiuçu

Coleta evoluiu apenas 2,6% em um mês e trabalho em 5,3% dos domicílios ainda não foi iniciado

44,7% CONCLUÍDO - Censo “empacado” em Itatiaiuçu
Através do monitoramento da coleta, é possível acompanhar o status em nível municipal ou de posto de coleta (foto arquivo IBGE)


Em meio a polêmicas sobre a confiabilidade das informações coletadas desde o início do trabalho, em agosto de 2022, o Censo que ainda está em andamento no Brasil provavelmente não será concluído dentro do previsto, ainda neste mês de janeiro. 

Em Itatiaiuçu, o trabalho parece ter “empacado”, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que mostram que 44,7% dos imóveis na cidade foram recenseados até o momento, enquanto 50% estão em andamento e 5,3% ainda não foram iniciados.

Comparados com a última divulgação feita pela FOLHA, com dados de 28 de dezembro, exatamente há um mês, a evolução na coleta foi de 2,6% em 30 dias – subindo de 42,1% para 44,7%. Faltando 55,3% para a conclusão, que deveria ser feita nos próximos três dias, até 31 de janeiro, o que se mostra inviável devido à evolução apresentada até o momento.

Nesse ritmo registrado em janeiro, seriam necessários mais 21 meses, aproximadamente, para concluir o processo na cidade até alcançar 100%. 

Na prévia divulgada pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União – TCU em dezembro de 2022, foi calculado que Itatiaiuçu deve somar 16.257 habitantes. Como foram recenseados 44,7% do previsto, até agora foram contadas cerca de 7.266 pessoas, restando ainda 8.991 para entrar no sistema.

Inúmeros problemas

No dia 24 de janeiro, o IBGE divulgou nota em resposta à entrevista de Roberto Olinto, ex-presidente do Instituto, ao jornal Folha de São Paulo. Na ocasião o ex-presidente relembrou os problemas enfrentados pelo IBGE para a realização do Censo, desde a pandemia, depois a falta de recursos do governo federal, falta de divulgação redução das informações coletadas, falta de pessoal, o tempo extensivo do trabalho, falta de experiência dos novos dirigentes, erros, entre outros, que Roberto acredita que tornam os dados não confiáveis.

Na resposta, o IBGE afirmou que “está realizando o Censo Demográfico 2022 de forma transparente, com vários mecanismos de controle, seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias e imprimindo qualidade em todas as fases da operação”.

Um dos pontos citados foi o acompanhamento da coleta, feito por meio de indicadores do sistema de supervisão e de modernas ferramentas de geotecnologia.