2º MUTIRÃO - Saúde Municipal realizou mais de 15 inserções de DIU

Interessadas podem se cadastrar no Centro de Especialidades Médicas

2º MUTIRÃO  - Saúde Municipal realizou mais de 15 inserções de DIU
Foto Reprodução Ministério da Saúde


Mais de 15 mulheres participaram do mutirão de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado, 4, no Centro de Especialidades Médicas. Esse é o segundo mutirão que acontece no município.

Conforme divulgado pela Secretaria, as mulheres que desejam realizar o procedimento podem se cadastrar no Centro de Especialidades Médicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para fazer o agendamento, o Centro solicita um teste de gravidez e que as preventivas estejam em dia. Ou seja, os cuidados médicos atualizados para evitar o surgimento de doenças. Além da recepção do DIU, o Centro oferece a realização de ultrassom para verificar a posição e o segmento do procedimento que será realizado. 

O DIU é utilizado como método contraceptivo de longo prazo, podendo ser usado por até 10 anos. O uso é indicado nos casos onde não se deve administrar hormônios, para lactantes e mulheres que não possam fazer uso de estrogênio, como as que apresentam histórico de câncer de mama, por exemplo. A inserção é rápida, fácil e não exige procedimento cirúrgico, reduzindo o risco de infecções pós-operatórias, riscos na anestesia, ganho de peso e diminuição da libido como no caso da laqueadura. Para mais informações, procure o Centro de Especialidades Médicas, que fica na Policlínica, na Av. José Francisco da Silva, 404, Centro.