DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR - Projeto prevê programa de capacitação na Câmara
Participação em cursos de capacitação e desenvolvimento poderá compensar horas de trabalho

Na última reunião ordinária, realizada no dia 11 de março, foi apresentado o Projeto de Resolução n° 1/2025, que dispõe sobre a implementação do Programa de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores da Câmara Municipal.
Conforme texto do projeto, o programa deverá ser compatível com as funções dos servidores e visa o aprimoramento profissional e eficiência nos serviços públicos, buscando qualificá-los para o desempenho de suas funções e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional. A ideia é que seja priorizado cursos gratuitos e de instituições públicas.
O projeto determina que os cursos serão facultativos, poderão ser presenciais ou on-line, e serão avaliados e autorizados previamente pela Presidência da Câmara e pela Diretoria Administrativa e Financeiro. Além disso, para que as horas de capacitação sejam computadas, o servidor deverá frequentar integralmente o curso e obter aprovação mediante apresentação de certificado.
Com a realização do curso, haverá compensação de horas da seguinte forma: a cada duas horas de curso, o servidor terá direito à compensação de uma hora de trabalho, com limite máximo de compensação de oito horas por mês e sem acumulação de um mês para outro.
O servidor interessado em participar do Programa de Capacitação deve solicitar inscrição à Diretoria Administrativa e Financeira, informando o curso escolhido para validação da capacitação.