Desafios muito perigosos na internet entre os jovens

Pediatras alertam para aumento de atividades e indicam supervisão dos responsáveis

Desafios muito perigosos na internet entre os jovens
Foto: Isac Nobrega/ PR/ Divulgação Agência Brasil

Com o aumento do acesso à internet e as redes sociais, crianças e adolescentes ficam expostas aos perigos desse universo, como abuso sexual, assédio e cyberbullyng, exposição a conteúdos inapropriados e divulgação de dados pessoais.

Uma atividade que tem sido divulgada e ampliada com rapidez por meio de imagens, vídeos e jogos on-lines são os desafios que podem causar risco à vida, à integridade física e psicológica. Em alguns casos, as consequências são fatais e irreversíveis.

Diante disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um alerta para pais e responsáveis, que devem supervisionar as atividades dos filhos nas redes para sua segurança.

A organização explicou que a proposta desses “desafios” é estimular a prática de comportamentos de risco e auto agressivos, muitas vezes sob a falsa impressão de atitude inofensiva ou até mesmo de brincadeira. 

Essas atividades incluem práticas de sufocamento, asfixia ou apneia, ingerir materiais perigosos, como pastilhas de sabão e bolas magnéticas, dentre outras. Para a SBP, essas atividades devem ser consideradas violência e crime por envolver agressão física ou psíquica.

A entidade ressalta a responsabilidade legal e moral dos responsáveis, que inclui a supervisão das atividades, com regras e limites sobre segurança, privacidade e bloqueio de mensagens inapropriadas.

“Em uma sociedade em que a força do corpo e do poder faz parte da cultura, assim como testar os próprios limites como prova de coragem sem medir as consequências do perigo reflete uma atitude peculiar na adolescência, precisamos estar mais alertas na análise dos ‘desafios perigosos’ e das consequências dos ‘jogos mortais’.”, finaliza. (Com informações da Agência Brasil)