MINERAÇÃO CLANDESTINA - Extração irregular de minério próximo à entrada da cidade

MINERAÇÃO CLANDESTINA - Extração irregular de minério próximo à entrada da cidade
Foto: Reprodução Redes Sociais


Nas últimas semanas os vereadores de Itatiaiuçu receberam a denúncia de que havia uma mineração operando clandestinamente próximo ao Parque de Exposições e na região da Samambaia. Diante do ocorrido, os edis tomaram os procedimentos necessários e foram até a Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Civil e Polícia Militar, para averiguar o caso.

Conforme divulgado pelas redes sociais, os vereadores foram até o local indicado pela denúncia (como mostra a foto), que estava operando com diversos caminhões sem a competente autorização, como o alvará de funcionamento. Os responsáveis já foram notificados pela polícia ambiental e pela Prefeitura Municipal, mas os trabalhos clandestinos permaneceram. 

A empresa denunciada é a Mineração Verde Mais Ltda, que tem como responsável T.F., com unidade matriz em Passa Tempo e filial em Santa Terezinha, em Itatiaiuçu. Conforme consta no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), a empresa atua no comércio atacadista de produtos da extração mineral, exceto combustíveis. Além da atividade principal, a empresa também atua na extração de minério de ferro, de metais preciosos, de cobre, chumbo, zinco e outros materiais e transporte rodoviário de carga e comércio atacadista de produtos siderúrgicos, metalúrgicos e sucatas metálicos e não metálicos. A empresa possui o seu cadastro desde agosto de 2022.

Em contato com a Polícia Militar, a equipe foi até o local para abrir registro policial. Porém não havia nenhum responsável, apenas uma funcionária. Foi solicitado que os responsáveis apresentassem o licenciamento para a extração de minério, e inclusive, o de direito de lavra, documentos que não foram enviados até a terça-feira, dia 12 de setembro. Na última quinta-feira, a equipe foi novamente ao local para averiguar a situação, mas até o fechamento da edição nenhuma divulgação oficial havia sido feita. Sem o licenciamento, a obra é embargada, além de ter que se responsabilizar a pagar a multa aplicada devido à extração irregular do minério.