CENSO 2022 - Contagem da população em Itatiaiuçu está atrasada

Apenas 42% dos imóveis foram recenseados, a metade da média estadual e nacional

CENSO 2022 - Contagem da população em Itatiaiuçu está atrasada
Divulgação IBGE


Iniciado em agosto, o Censo 2022 está abaixo da média estadual e nacional em Itatiaiuçu, ou seja, está atrasado e precisa ser acelerado na cidade. Segundo dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na data de 28 de dezembro, 42,1% dos imóveis do município já foram recenseados, enquanto 57,9% ainda está em andamento. 

Já a média no Brasil, na mesma data, é de 85,7% concluídos e 13,7% em andamento; e em Minas Gerais, de 81% recenseados e 18,2% ainda em realização. O que demonstra a necessidade de celeridade no processo em Itatiaiuçu, que está na metade em comparação com os dados estaduais e nacionais, visto que o Censo, que já dura quatro meses, tem previsão de término em janeiro de 2023.

De acordo com informações da Agência Brasil, baseadas em dados do IBGE, em 4.163 dos 5.570 municípios brasileiros, mais de 99% das pessoas já responderam à pesquisa. Em 1.072 cidades, entre 90 e 98% dos habitantes participaram da coleta de dados. Em 226 municípios, entre 80 e 89% das pessoas responderam ao Censo 2022. Em 101 cidades, o percentual de respostas é de 50 a 79% da população e, em nove municípios, o percentual foi até 49% dos moradores.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, informou que os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rondônia e Acre ainda têm um percentual importante de pessoas para serem recenseadas.

“O Nordeste está praticamente fechado, Santa Catarina está acima de 90%, Amazonas e Tocantins estão bem avançados na coleta. Esse Censo tem tudo para ser o mais preciso que já fizemos até hoje, com ferramentas tecnológicas incríveis”, disse Azeredo destacando que o problema mais grave desta edição foi a falta de recenseadores.