Carnaval foi um sucesso!

Carnaval foi um sucesso!
Foto: Bruno Nicácio / Isadora Rodrigues

O Carnaval de Itatiaiuçu, promovido pela Secretaria de Cultura, já é tradição na cidade e tem se consolidado como um verdadeiro show de música, diversão e lazer de toda a região. Neste ano, a festa se encerrou com presença significativa da população, com a circulação de, em média, 5 mil pessoas por dia, totalizando cinco dias de folia.

Diferente das últimas edições, a festa foi na Praça Antônio Quirino da Silva, local em que estão sendo realizados diversos eventos da administração e que tradicionalmente o povo mais gosta, conforme avaliação de populares. 

Programação diversificada

A programação foi diversificada, com shows, os tradicionais blocos de rua e outras atrações que envolveram o público. A praça foi tomada por foliões que, com muita animação, se entregaram à festa popular. Com palco estruturado, a cidade recebeu doze atrações de alcance regional, estadual e nacional.

A festa começou na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, com a banda de grande destaque nacional Turma do Pagode, que trouxe as melhores músicas de samba e pagode, dando início ao clima de festa e diversão. Mais tarde, foi a vez do grupo de funk e eletrônica Suspectus, de Divinópolis, encerrando a noite.

Seguindo a programação, no sábado, primeiro dia de Carnaval e aniversário da cidade, o palco recebeu primeiro a banda itaunense Só Balanço, grupo que tem marcado presença em diversos eventos da cidade e de toda a região, e depois a banda Comunidade Batuque, também de Itaúna, conhecida pelo seu ritmo de carnaval. Neste dia, a população recebeu ainda a cantora Vina, ex-vocalista da banda baiana Cheiro de Amor e que estreou sua carreira solo em 2024.

A folia também foi destinada para o público infantil, no domingo, dia 2, com a festa começando cedo, com rua de lazer para a criançada, com brinquedos e a carreta da alegria, e a participação da Banda Fayre e a Turma do Siricutico, com repertório voltado para esse público. Neste mesmo dia, mais tarde, a população recebeu a dupla Giovani e Lucas, de Itaúna. 

A cidade também recebeu a banda Grilo de Roupa; o cantor Reinaldinho, ex-integrante do Terra Samba; e a banda Pagodin Tô de Boa. E para encerrar a festa com “chave de ouro”, a população recebeu na terça-feira, último dia de Carnaval, a Bateria da Escola de Samba Beija-Flor, multicampeã do carnaval do Rio de Janeiro, que trouxe os melhores ritmos de carnaval e sua apresentação impecável.

Os blocos carnavalescos da cidade, que fizeram camisa para prestigiar a festa e deram um toque a mais para a folia, foram: o Bloco Itapirou, com concentração na sexta-feira; Bloco CarnaUla e Bloco Ziquizira, com concentração no sábado; o Bloco Bloco Webe Lanches, no domingo; Bloco Cai pra Dentro, Bloco do Álcool e Bloco do Leite (infantil), na segunda-feira. E na terça-feira, último dia de festa, teve concentração de todos os blocos antes do show da Bateria Beija-Flor.

O carnaval de Itatiaiuçu também foi palco para a criatividade e originalidade. A cidade realizou concurso de fantasias, incentivando a população a mostrar o seu talento nas produções, animando ainda mais a festa.

E, além das apresentações carnavalescas, no dia 1° de março, a cidade celebrou 62 anos de sua emancipação política-administrativa. Para celebrar a data em que Itatiaiuçu se tornou independente na administração de seus recursos e nas decisões políticas, foi realizado ato cívico com hasteamento das bandeiras do Município, do Estado de Minas Gerais e do Brasil e discurso das autoridades municipais, com apresentação da Corporação Musical Lira São Sebastião e Coro Palestrina.

Segurança

Em um balanço geral, a festa, que contou com o apoio da 9ª Companhia de Polícia Militar e da 7ª Região de Polícia Militar de Divinópolis, foi tranquila, com realização de abordagens preventivas, patrulhamento intensificado e monitoramento dos locais de grande concentração de público durante todo o mês. Em Itatiaiuçu, foi registrada apenas uma ocorrência, que resultou na prisão de um homem por porte ilegal de arma branca, no dia 2 de março. 

A festa contou ainda com o apoio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, com realização de campanhas de vacinação, testagem rápida, adoção e microchipagem de animais e campanhas de conscientização para toda a população. Agora, é se preparar para a folia do ano que vem.