ATÉ O FIM DE ABRIL - Prorrogada a vacinação contra a meningite C

ATÉ O FIM DE ABRIL - Prorrogada a vacinação contra a meningite C


A Campanha de Vacinação contra a Meningite C foi prorrogada até o dia 30 de abril. Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a campanha contempla pessoas de 16 a 30 anos; trabalhadores de saúde; trabalhadores da educação; e os estudantes universitários de escolas técnicas, faculdades públicas e privadas e institutos.

Além desse público, há a recomendação do Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças de 3 e 5 meses de idade e 1 dose de reforço aos 12 meses de idade.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da SES-MG, Jozyanne Gusmão, reforça a necessidade da vacinação para evitar casos graves e óbitos em decorrência da doença. “A meningite é uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação”, explica.

Covid-19: Itatiaiuçu recebeu 951 doses 

A imunização contra a Covid-19 com vacinas bivalentes começou na última segunda-feira, 27. A estratégia de reforço, segundo indicado pelo Ministério da Saúde, prevê cinco fases, começando com os grupos prioritários, com a dose que é eficaz contra novas cepas e variantes da doença.

De acordo com dados da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Itatiaiuçu recebeu 951 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 para a primeira etapa. Foram destinadas para a cidade 738 doses para a população de 70 anos ou mais, 125 doses para pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos, 70 para imunocomprometidos, 7 para povos e comunidades tradicionais quilombolas e 11 doses para povos indígenas.

Para aqueles que ainda não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema primário de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes. A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.