ÁLCOOL E DROGAS - Vício mata 11 mil por ano

ÁLCOOL E DROGAS - Vício mata  11 mil por ano
Foto: Freepik/Divulgação Brasil 61


O álcool, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a droga mais consumida no Brasil, uma vez que é de fácil acesso, e uma das substâncias responsáveis pelo número de mortes por alto consumo. 

Conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidades do Ministério da Saúde, mais de 11 mil pessoas falecem anualmente por transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

No dia 20 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Combate às Drogas e o Alcoolismo, com o objetivo de conscientizar a população sobre os danos causados pelo uso dessas substâncias. 

A partir de 2020, a Organização Pan-Americana de Saúde, em uma pesquisa realizada em 33 países da América Latina e do Caribe, identificou que as condições impostas pela pandemia de Covid-19 aumentaram o consumo de álcool.

Um dos impactos no consumo de álcool é o número de acidentes de trânsito. Segundo o oficial de Controle de Tabaco e Impostos de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Diogo Alves, 27% dos motoristas que sofreram acidentes de trânsito afirmam ter consumido álcool antes do episódio; 20% das tentativas de suicídio estão ligadas ao uso da bebida; e mais de 40% das vítimas de violência interpessoal relatam que o agressor ingeriu bebida alcoólica antes do fato. Além desses prejuízos, o álcool é uma substância psicoativa que causa enfermidades, distúrbios mentais, comportamentais, até doenças físicas como gastrointestinal e outros cânceres. (Com informações do Brasil 61)