7 milhões de tentativas de fraudes em 2023

7 milhões de tentativas de fraudes em 2023
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo


Até o momento, o Brasil registrou cerca de 7 milhões de tentativas de fraudes em 2023. Ou seja, uma média de mais de 23 mil tentativas por dia. Os dados são do “Fraudômetro”, contador em tempo real criado pela Serasa Experian. 

A ferramenta é utilizada para avaliar o volume total de consultas mensais em sua base, utilizando modelos analíticos e comportamentais para estimar os riscos de fraude.

Ana Júlia Andrade, gerente de produtos da Serasa Experian, esclarece que o principal objetivo é “alertar e compartilhar com a sociedade, empresas e até os consumidores, sobre os avanços dessas tentativas de fraude no país e reforçar que a cada minuto os criminosos sempre buscar novas modalidades e maneiras de lucrar por meio desses golpes”.

Conforme divulgado, a estimativa é de que tenham sido evitadas, nos primeiros 9 meses do ano, perdas de R$ 41,4 bilhões pelas empresas e consumidores. 

Esses números são um alerta para a necessidade de buscar alternativas ou medidas para se proteger, como a utilização de senhas fortes, ativação de métodos de autenticação de duplo fator em suas contas e acessos.

O Fraudômetro analisa consultas mensais de CPFs e estima riscos de fraude usando modelos probabilísticos baseados em dados dos brasileiros e tecnologias globais da Experian. A métrica é obtida relacionando a quantidade de CPFs consultados à probabilidade de fraude. O indicador também incorpora registros de tentativas de fraudes ligadas à verificação de documentos, biometria facial e roubo de identidades.