REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Mais de 1.300 imóveis cadastrados

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Mais de 1.300 imóveis cadastrados
Foto: DATABRASIL/Divulgação Instituto Brasil


Itatiaiuçu já tem 1.315 lotes cadastrados no sistema de regularização fundiária, do programa Itatiaiuçu Legal, de Regularização Fundiária Urbana – REURB. 

Há cerca de um mês, o Instituto Brasil realizou a entrega do primeiro lote de processos de Certidões de Regularização Fundiária (CRF) ao Cartório de Registro de Imóveis de Itaúna para a emissão dos registros dos imóveis das famílias beneficiadas. Conforme divulgado, com base nos dados da plataforma DATABRASIL, cerca de 21 processos jurídicos já foram entregues e já são 1.289 cadastros socioeconômicos realizados. 

O DATABRASIL, sistema de gestão de dados para a regularização fundiária desenvolvido pela empresa Desafio Social e Instituto Brasil, é a ferramenta que disponibiliza as informações relevantes para a estruturação processual do programa e permite o compartilhamento on-line com o interessado. 

Assim, o beneficiário pode compartilhar, em tempo real, as ações de campo, cadastramentos socioeconômicos, mapas individuais e os respectivos memoriais. Com acesso à documentação do cliente, a plataforma permite a visualização das informações necessárias para os levantamentos jurídicos, topográficos e administrativos.

Em processo desde 2022, nos bairros Kennedy, Pinheiros, Retiro Colonial e Lagoa das Flores, a regularização fundiária possibilita o direito legal à propriedade, acesso a financiamentos imobiliários e melhores taxas de juros, valorização imobiliária, segurança jurídica e financeira em futuras negociações, além da garantia dos direitos como proprietário.

Em breve, o site do sistema será divulgado e uma breve explanação de todas as suas funcionalidades.