PROJETO ENCONTRO - Dois dias de cultura na cidade

Atividade desenvolvida pelo Ministério Público e ALMG celebra cinco anos da Lei Mar de Lama Nunca Mais. Grupo Galpão inaugura projeto na cidade

PROJETO ENCONTRO - Dois dias de cultura na cidade
Foto: ©ArianeLazario-6618 pb


Neste final de semana, 18 e 19, Itatiaiuçu recebe uma grande programação de atividades culturais, ambientais e sociais, incluindo apresentação do Grupo Galpão, grupo de teatro de Belo Horizonte e considerado um dos maiores de todo o mundo.

As atividades fazem parte do Projeto Encontro, desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que celebra os cinco anos da promulgação da Lei Mar de Lama Nunca Mais (Lei 23.291/ 2019), que visa reparar os danos causados pelo rompimento de barragens e prevenir novos crimes ambientais causados pelas mineradoras.

O Projeto Encontro também foi idealizado para as cidades de Igarapé, Nova Lima, Barão de Cocais e Mariana, com o objetivo de fortalecer as comunidades atingidas por barragens. Essa proposta foi contemplada via Plataforma Semente em cumprimento ao Termo de Compromisso que celebram o MPMG, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), e o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOMA).

O Grupo Galpão apresenta a peça “De tempo somos”, hoje, 18, às 20 horas, na Praça da Matriz. No domingo, 19, haverá a corrida sustentável, às 8h, na Praça; Festival de Basquete e Encontro da Guarda do Congo São Benedito de Itatiaiuçu e Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida de Santa Terezinha, das 9h às 10h. Em seguida, às 10h, roda de conversa e oficina de velas; e, às 14h, outra roda de conversa e oficina de tinta de terra, ambas em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). 

A partir das 10h30, haverá aula de zumba; às 11h30, Trio Forrozão; às 13h, acontece a Rua de Brincar, com o Grupo Atrás do Pano; e, às 16h, Palco Hip Hop Conexões, com batalhas de MCs, grafite, DJ e pocket show. Das 11h às 14h, contação de histórias Kombi Literária, promovida por Paula Mizael; às 17h, o espetáculo “Música para Brincar”, com o grupo O Quintal da Guegé; e, das 18h às 20h, Cinema “Mussum Filmis” e Filme Projeto Moradores.

Durante todo o dia, das 9h às 16h, haverá serviços oferecidos para toda a população, como atendimentos de saúde, meio ambiente e esporte; e ações do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, com distribuição de pipoca e algodão doce, corte de cabelo e trança.