MARÇO LILÁS - Unidades de saúde abertas neste sábado

Iniciativa busca o cuidado e prevenção contra o câncer de colo do útero

MARÇO LILÁS - Unidades de saúde  abertas neste sábado
No dia 11 de março, a Secretaria de Saúde realizou um blitz na praça convidando todas as mulheres a participarem da ação

Neste sábado, 25, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma ação de proteção e cuidado voltado ao público feminino. Para marcar o Março Lilás, mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero, o município realiza hoje o atendimento em mulheres com consultas preventivas, informação e cuidado voltado para a luta contra a doença. O atendimento será realizado em todas as unidades de saúde, das 8h às 12h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no país, atrás do câncer de mama e de colorretal, e a quarta causa de morte desse público. 

Vacina é a melhor prevenção

Esse tipo de câncer é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) e a vacina contra esse vírus é a melhor maneira de prevenção. Mesmo com a acessibilidade, visto que a vacina está disponível gratuitamente no SUS, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) constatou queda na proteção do público-alvo em 2022. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 87,08% das meninas brasileiras entre 9 e 14 anos de idade receberam a primeira dose da vacina em 2019, e em 2022, a cobertura caiu para 77,37%. Entre os meninos, a cobertura caiu de 61,55%, em 2019, para 56,76%, em 2022.

Em relação à segunda dose, os números mostram que apenas 58,29% das meninas retornaram para tomar o imunizante. Já entre os meninos, o retorno é mais baixo ainda, de apenas 38,39%.

Em Itatiaiuçu, conforme dados do portal do Departamento de Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS), que contém os dados das campanhas de vacinação, apenas 11 pessoas receberam o imunizante em 2022, sendo 11 aplicações para 1° dose e 7 para 2° dose. Dessa quantia, 5 aplicações foram em crianças de 5 a 9 anos e 12 aplicações em crianças de 10 a 14 anos.

A vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde. Atualmente, existem mais de 200 tipos de HPV e o ideal é que o imunizante seja aplicado no início da vida sexual do adolescente. 

Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu