Justiça debate atos infracionais nas escolas

Justiça debate atos infracionais nas escolas
Foto: Divulgação Arquivo Pessoal

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre as consequências de atos infracionais, a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itaúna, que zela pela Infância e Juventude, está realizando um projeto social nas escolas de Itaúna e Itatiaiuçu com viés educacional.

A instituição está realizando palestras nas escolas municipais e estaduais dos municípios, e em alguns casos, com maior índice de criminalidade para os estudantes do ensino fundamental e médio. As rodas de conversa abordam as consequências de práticas de crimes e as medidas socioeducativas existentes no Estado.

No dia 11 de maio, o promotor Guilherme Miranda Santos visitou a Escola Estadual Manoel Dias Correa e ministrou a palestra para os alunos do 8º ano. Em conversa com a reportagem, o promotor comentou que a ação promove o esclarecimento dos alunos sobre as consequências legais de atos infracionais, incentivando-os a refletir sobre suas escolhas e comportamentos. 

Além disso, a palestra também abordou sobre atos que configuram violência sexual. De acordo com o promotor, a temática foi importante para os estudantes, que puderam repensar situações e perceber sinais de violência. Isso porque, na maioria das vezes, esses jovens não reconhecem algumas situações como violência e têm medo de denunciar para algum responsável. 

A expectativa é que o projeto chegue para outras turmas de ensino, promovendo o debate e conscientização, criando um ambiente mais seguro e saudável para os estudantes.