EDUCAÇÃO INFANTIL - Itatiaiuçu aumentou o percentual de alunos alfabetizados
Percentual do índice registrado em 2024 foi de 80,42%, superando a meta e o índice alcançado em 2023, que era de quase 73%
Em 2024, 59,2% das crianças das redes públicas de ensino de todo o Brasil foram alfabetizadas na idade certa. O indicador ficou abaixo da meta estabelecida pelo governo federal, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que era chegar a pelo menos 60% dos estudantes alfabetizados nesta etapa de ensino, em 2024.
O dado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana e faz parte dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada. O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Conforme divulgado, o número aumentou em 3,2 pontos percentuais na última medição. Em 2023, o indicador nacional era de 56%. Com a continuidade da avaliação, será possível o melhor acompanhamento das metas estabelecidas entre o MEC e os entes da Federação por meio do CNCA.
Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas para os entes federados de alfabetização dos estudantes. Em 2025, o objetivo geral da pasta é alcançar a marca de 64%, chegando a 80% de crianças acima do padrão nacional de alfabetização em 2030. “Não queremos nenhum estado abaixo de 80% de crianças alfabetizadas. A gente quer 100%, esse é o objetivo, mas pelo menos 80%”, completou Santana.
Minas Gerais apresentou avanços nos resultados para alfabetização de estudantes, em comparação com 2023. O estado alcançou 72,1%, superando a meta de 63%. Itatiaiuçu foi um dos municípios mineiros que também apresentou índices positivos. Conforme dados divulgados pelo MEC, o percentual de alunos alfabetizados no último ano na cidade foi 80,42%, superando a meta de 73% estabelecida para o município e alcançando o objetivo geral da pasta. Em comparação com 2023, houve aumento percentual significativo (72,4%).
Como o índice é calculado?
O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. Entre outubro e novembro de 2024, dois milhões de estudantes foram avaliados pelos sistemas estaduais em suas próprias escolas.
O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.
A política busca assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano afetadas pela pandemia.



