CENSO ESCOLAR - Educação inicia coleta de dados em todas as escolas

CENSO ESCOLAR - Educação inicia coleta de  dados em todas as escolas
Foto: Omar Freire / Imprensa MG


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início, no dia 28 de maio, à primeira etapa de coleta de dados do Censo Escolar 2025. Todas as escolas mineiras, públicas e privadas, devem inserir as informações no sistema Educacenso, do Governo Federal, até o dia 31 de julho.

O Censo Escolar é coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Minas, a ação é conduzida pela Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE/MG, que tem promovido orientações às equipes escolares. 

A coleta é dividida em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Neste primeiro momento, são reunidos dados sobre escolas, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula. 

Já na segunda etapa da pesquisa, o Instituto levantará informações relativas ao rendimento dos estudantes, com a quantidade de aprovados ou reprovados, e ao movimento, identificando quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram, ao término do ano letivo de 2025. A coleta de dados da Situação do Aluno ocorrerá no período de 2 de fevereiro a 13 de março de 2026.

É com base no Censo Escolar e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que são calculados indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as taxas de rendimento, fluxo escolar e distorção idade-série. Esses indicadores orientam o planejamento e a execução de políticas públicas educacionais, como a distribuição da merenda escolar, os programas de transporte de estudantes e o fornecimento de livros didáticos.