Itatiaiuçu está aberta para novos negócios

Programa que visa desenvolvimento econômico foi inaugurado na última quinta-feira, 4, e contou com a presença de diferentes autoridades políticas e institucionais

Itatiaiuçu está aberta para novos negócios


Agora é oficial: Itatiaiuçu está aberta para novos negócios. Na última quinta-feira, 4, a Prefeitura de Itatiaiuçu lançou o “Itatiaiuçu Conecta: Programa de Desenvolvimento Econômico”. A iniciativa tem como objetivo reduzir a dependência da mineração e diversificar a economia com investimentos em outros setores, contribuindo para o desenvolvimento do Município.  

No evento de inauguração, estiveram presentes diversos líderes políticos e autoridades que apoiam e são parceiros da iniciativa. O projeto está sendo desenvolvido desde 2022 e contou com diversas reuniões com as entidades parceiras para estabelecer uma agenda de compromissos, dando andamento à iniciativa e tornando-a possível neste ano.

De acordo com o prefeito Adélcio Morais, em fala durante a solenidade, o Itatiaiuçu Conecta é uma ferramenta de fomento que vai fortalecer os empreendedores locais e proporcionar um ambiente mais favorável para todos.

Ainda durante o evento, o prefeito destacou a posição socioeconômica do município, ressaltando como a cidade é rica e atrativa para novos negócios. Além de ocupar a 11ª posição no cenário nacional em receitas da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, conforme dados de 2022, o município é um dos 15 municípios brasileiros responsáveis por mais de 73% da arrecadação de royalties do país.

Para tornar a diversificação uma realidade, o Município alinhou a proposta com as empresas mineradoras para torná-las parceiras e comprometidas com a nova política de desenvolvimento. “É com muito orgulho que digo que Itatiaiuçu despertou para o seu alto potencial para as atrações de negócios. E, para tal, são várias iniciativas em cursos que estão alinhadas com as propostas de tornar a atividade minerária mais ativa e responsável no processo de independência, pois o Programa Itatiaiuçu Conecta vai trabalhar na atração de novos negócios a partir da cadeia de fornecedores da nossa mineração”, destacou.

A administração aderiu ao Programa com a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), em 31 de agosto de 2022. Para dar iniciativa, o município criou o Fundo e um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que teve investimento inicial de R$ 30 milhões, provenientes da arrecadação da CFEM.

Iniciativas

Além dos protocolos iniciais, o Município aderiu e reforçou algumas políticas públicas e ferramentas de fomento, criando conexões e estratégias necessárias, que foram apresentadas durante a inauguração.

Entre eles, se destaca o Banco de Áreas, que é um sistema municipal que reúne áreas e imóveis públicos e privados para facilitar a instalação de novos negócios. Por meio do sistema, a Prefeitura mediu a relação entre áreas disponíveis cadastradas pelos proprietários locais e empresários que buscam instalar o seu empreendimento.

O município também formalizou parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que trabalha no preparo e qualificação de profissionais locais, comprometendo a instalação de uma unidade na cidade. Os estudantes que se deslocam para outra cidade para estudar na instituição recebem transporte gratuito.

O município também aprovou a instituição do programa “Bolsa Trabalho”, que fornece incentivo financeiro para que empresas gerem novas oportunidades de trabalho para profissionais sem experiência. O programa custeia os primeiros três meses de trabalho, por meio dos recursos oriundos da atividade minerária.

Um outro serviço que é oferecido pelo município e que amplia as possibilidades de conexão é a Sala Mineira do Empreendedor, resultado da parceria com o SEBRAE Minas e com a JUCEMG (Junta Comercial do estado de Minas Gerais), onde há suporte para formalização e orientações para implementar e gerir o negócio. Além disso, o Programa de Compras Governamentais reúne e compartilha os processos licitatórios com as empresas sediadas na cidade, facilitando a participação dos empreendedores locais.

Todas as informações sobre como acessar as ferramentas podem ser sanadas com a Secretaria de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico, pelo telefone (31) 3572-1244 ou pelo e-mail planejamento@itatiaiucu.mg.gov.br.

 Parceiros

O evento contou com uma grande presença de investidores, parceiros e interessados, que destacaram as suas expectativas com o projeto, que trará frutos a médio e longo prazo. 

Waldir Salvador de Oliveira, coordenador-geral do Instituto de Estudos Pró-Cidadania (Pró-Città) e gestor do programa, destacou a certeza de ser um programa que já inicia com ações efetivas. “Tomou a iniciativa na hora certa, de forma preventiva”, disse o coordenador, ressaltando que a exaltação minerária não está próxima, mas que a cidade já vem tomando providências.

Compuseram a mesa o prefeito, Adélcio Morais; o vice-prefeito, Romer Soares; o Secretário de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico, Afrânio Danilo Duarte; o diretor-geral do CEFET-MG, Flávio Antônio dos Santos; o gerente regional da SEBRAE, Leonardo Mól de Araújo; a presidente da Câmara de Itatiaiuçu, Adriana Camargos; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Antônio Claret Júnior; o gerente de Comunicação Social e Institucional da Investminas, Carlos Augusto Romualdo; a vice-presidente da AMISA e gerente de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal, Fabiana Lopes; o diretor de relações com associados e municípios do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Alexandre Mello; e o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral e Silva.