ELEIÇÕES 2026 - DivulgaCandContas permite consultar informações dos candidatos
Plataforma do TSE reúne dados pessoais, situação dos registros, bens, propostas e informações sobre as contas de campanha
Eleitoras e eleitores já podem consultar informações sobre as pessoas que solicitaram registro de candidatura para as Eleições 2026 por meio do DivulgaCandContas, sistema disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma reúne dados dos candidatos e também informações relacionadas às contas eleitorais, permitindo que o eleitor tenha acesso aos registros oficiais da Justiça Eleitoral.
Os dados são inseridos no sistema à medida que os partidos políticos apresentam os pedidos de registro de candidatura por meio do CANDex. A quantidade de registros, portanto, é atualizada constantemente conforme o andamento do processo eleitoral.
Até a manhã desta terça-feira, 18, o TSE contabilizava 20.530 pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano. O número é 8.732 menor que o registrado nas eleições de 2022.
Homem branco é perfil majoritário
Do total, 13.374 pedidos (65%) são de pessoas do sexo masculino e 7.156 (35%), do sexo feminino. A faixa etária com maior número de pedidos é a de 45 a 49 anos, com 3.538 registros. Em seguida estão os candidatos de 50 a 54 anos, com 3.176; de 40 a 44 anos, com 2.986; e de 55 a 59 anos, com 2.581.
Em relação à escolaridade, 58,57% dos candidatos declararam ter ensino superior completo. Outros 21,41% informaram ensino médio completo; 10,58%, ensino superior incompleto; 3,56%, ensino médio incompleto; 2,94%, ensino fundamental incompleto; e 2,58%, ensino fundamental completo. Ao todo, 73 candidatos declararam saber apenas ler e escrever.
Na declaração de cor ou raça, 10.013 candidatos (48,77%) se declararam brancos; 7.418 (36,13%), pardos; cerca de 2,8 mil (13,64%), pretos; 191 (0,93%), indígenas; e 108 (0,53%), amarelos.
Quanto à identidade de gênero, 11.758 candidatos se declararam cisgênero, 107 transgênero e três optaram por não informar. O TSE registrou ainda 53 pedidos de candidatura com declaração de nome social.
Entre as ocupações declaradas, os empresários aparecem em maior número, com 2.576 registros. Depois estão advogados (1.691), deputados (874), vereadores (811), policiais militares (569), médicos (558) e servidores públicos estaduais (541). Outros 2.709 candidatos estão classificados na categoria “outras ocupações”.
Os registros abrangem as candidaturas à Presidência e Vice-Presidência da República, governos estaduais e do Distrito Federal, Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A maior quantidade de pedidos é para deputado estadual, com 11.103 registros. Na sequência aparecem deputado federal, com 7.636; deputado distrital, com 420; governador e vice-governador, com 196; senador, com 315; e presidente e vice-presidente da República, com 13 pedidos.
O que é possível consultar
Ao acessar o perfil de uma candidatura, o eleitor pode encontrar informações como nome utilizado na urna, número, partido, eventual coligação, grau de instrução, ocupação, site, declaração de bens e situação do pedido de registro.
Também podem ser consultados registros de participações em eleições anteriores e, no caso das candidaturas à Presidência e aos governos estaduais, as propostas de governo apresentadas à Justiça Eleitoral.
A plataforma ainda apresenta informações relacionadas a eventuais registros criminais e permite acompanhar a situação do julgamento do pedido de candidatura. O sistema disponibiliza explicações sobre as diferentes situações processuais apresentadas nos registros.
Também é possível acompanhar as prestações de contas eleitorais, incluindo receitas, doadores, fornecedores e outros dados financeiros das campanhas. As informações são disponibilizadas conforme candidatos e partidos declaram os recursos e despesas no sistema.
Como consultar
O sistema pode ser acessado pelos sites do TSE e do TRE-MG. Na página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o acesso está disponível na área destinada às Eleições 2026, no link “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas)”.
Na página inicial, é possível selecionar o estado e o cargo para visualizar a relação de candidaturas. Depois, basta escolher o nome da pessoa candidata para acessar as informações disponíveis em seu perfil.



